Tai Chi Chuan
O Tai Chi Chuan (em chinês: Taiji Quan) é uma arte marcial interna chinesa ou neijia. Este estilo de arte marcial é reconhecido também como uma forma de meditação em movimento. Os princípios filosóficos do Tai Chi Chuan remetem ao Taoísmo e à Alquimia Chinesa. A relação de Yin e Yang, os Cinco Elementos, o Ba Gua(Oito Trigramas), o Livro das Mutações (I Ching) e o Tao Te Ching de Lao Tsé são algumas das principais referências para a compreensão de seus fundamentos.
Os textos clássicos escritos pelos mestres orientam a:
· Vencer o movimento através da quietude (Yi Jing Zhi Dong)
· Vencer a dureza através da suavidade (Yi Rou Ke Gang)
· Vencer o rápido através do lento (Yi Man Sheng Kuai)
Apesar de ter suas raízes na antiga China, o Tai Chi Chuan é atualmente uma arte praticada em todo o mundo. É apreciado no ocidente especialmente por sua relação com a meditação e com a promoção da saúde, oferecendo aos que vivem no ritmo veloz das grandes cidades uma referência de tranqüilidade e equilíbrio.
Os criadores do Tai Chi Chuan basearam sua arte na observação da Natureza - não apenas na observação dos animais, mas no estudo dos princípios da interação entre os diversos elementos naturais.
Como somos parte desta natureza, o conhecimento destes princípios e de como atuam dentro de nós, estudados pela Medicina Tradicional Chinesa, revelam o Tai Chi como uma fonte efetiva de energia que se encontra em nosso interior, situada na região do corpo nomeada pelos chineses de Dantian Médio.